Sindicato participa de evento online sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá

No próximo dia 19 de outubro de 2023, o Sindicato dos Condomínios de Mato Grosso (SINDSCOND/MT) participará de evento online de grande relevância para a gestão de resíduos sólidos na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC). O evento, intitulado “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Conexões Urbanas,” será realizado virtualmente com transmissão ao vivo a partir das 09:00, horário de Brasília.

Promovido pela Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso(SINFRA), o evento tem como objetivo principal abordar a importância da adoção e ampliação de práticas de separação de resíduos em prédios e condomínios, bem como a implementação da coleta seletiva em Cuiabá e sua Região Metropolitana.

A programação do evento é abrangente e contará com diversos painéis, onde serão discutidos temas essenciais para a gestão de resíduos sólidos na região. O SINDSCOND/MT terá uma participação fundamental no primeiro painel, apresentando as perspectivas de atuação junto às unidades condominiais. Na sequência, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da LIMPURB, apresentará o trabalho atual, planejamento e atuação junto às cooperativas de catadores. A ORIZON, empresa concessionária administradora do Aterro Sanitário/Ecoparque em Cuiabá, abordará seu trabalho como destinatária final da cadeia logística de resíduos sólidos no terceiro painel. Por fim, a Secretaria Adjunta de Gestão e Planejamento Metropolitano (SAGPM-SINFRA/MT) apresentará a atuação do Estado, abordando o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da RMVRC.

A programação completa do evento é a seguinte:

• 09h00 – 09h15: Abertura
  • 09h15 – 09h45: Visão e formas de abordagem junto às unidades condominiais – SINDSCOND/MT
  • 09h45 – 10h15: Trabalho atual, planejamento e atuação junto às cooperativas de catadores – LIMPURB Cuiabá
  • 10h15 – 10h45: Destino final e a cadeia logística de resíduos sólidos – ORIZON Valorização de Resíduos
  • 10h45 – 11h15: Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da RMVRC – Rafael Detoni Moraes – SINFRA/SAGPM
  • 11h15 – 11h45: Fontes de financiamento, propostas e encaminhamentos
  • 11h45 – 12h00: Considerações finais e encerramento

O evento será moderado por Marcus Galérius Aquino, Analista de Desenvolvimento Econômico e Social da Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, que possui ampla experiência na área.

Além do SINDSCOND/MT, outros painelistas também contribuirão com suas experiências e conhecimentos, incluindo Rafael Detoni Moraes, Secretário Adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano, Rodrigo Menezes, Gerente de Relações Institucionais da Orizon Valorização de Resíduos, Adriano Albuquerque, Presidente do SINDSCOND/MT, e Júnior Leite, Presidente da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (LIMPURB).

Jean Peliciari, Diretor Executivo da Teoria Verde e ambientalista, também estará presente para enriquecer as discussões sobre o tema.

O evento promete ser uma oportunidade única para a troca de experiências e conhecimentos sobre a gestão de resíduos sólidos na região, reunindo representantes de condomínios, órgãos públicos e empresas envolvidas nessa importante questão ambiental.

Para participar, basta acessar a transmissão ao vivo no dia 19 de outubro, a partir das 09:00, horário de Brasília, e acompanhar as discussões sobre a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Circuito-Urbano-2023-Gestao-Integrada-de-Residuos-Solidos-Conexoes-Urbanas1